CAUSAS DO TURNOVER
(o que é)
Turnover em inglês quer dizer “virar”, “rodar”, “rotatividade” e nos termos determinados em uma organização, significa o “volume dos negócios”. Tem a função de determinar em números ou percentuais, as substituições de funcionários antigos por novos e analisar a capacidade da empresa de manter seus colaboradores. Uma empresa que tem alto percentual de turnover, tem um indicador de que algo está errado.
O turnover em terceirização ou prestação de serviços tem crescido desenfreadamente nos últimos tempos, esta pratica tem gerado divergentes opiniões e discussões, devido sua grande facilidade para as empresas. Entretanto, é preciso analisar quais os impactos que ela pode trazer para uma corporação, se isto será viável e se realmente a implantação vai trazer sucesso tanto para a empresa quanto para os profissionais, para evitar erros e trazer uma analise de um item que tem se tornado cada vez mais comum no mercado de trabalho.
Introdução
Em virtude da globalização, vários são os reflexos nos mais diversos segmentos, desde o aumento da competitividade até acesso irrestrito as novas tecnologias. Hoje não existe mais limite para a concorrência, o mercado consumidor se modificou, e vem se mostrando cada vez mais exigente e bem informado na hora de adquirir bens e serviços.
De acordo com Chiavenato (2002), a rotatividade não é uma causa, mas sim, o efeito de algumas variáveis externas e internas:
Externas; situação de oferta e procura do mercado de recursos humanos, a conjuntura econômica, as oportunidades de emprego.
Internas; a política salarial e de benefícios que a organização oferece, o estilo gerencial, as oportunidades de crescimento interno, o desenho dos cargos, o relacionamento humano, as condições físicas e psicológicas de trabalho.
A questão da rotatividade tem sido uma preocupação muito grande entre as empresas, pois é vista como um fator negativo quando se torna freqüente no meio de prestação de serviços,