Causas do desemprego
CAUSAS DO DESEMPREGO
1) O sistema Capitalista: por nos propõe um modelo voltado para o lucro, sempre estará buscando forma para aumentá-lo, a conseqüência é produzir o máximo com a menor mão-de-obra possível;
2) Tecnologia: O desemprego tem início na revolução industrial. Desde então, novas tecnologias são buscadas com o objetivo de aumentar o lucro das empresas, assim, é necessária a substituição da mão-de-obra humana por máquinas capazes de aumentar muito a produção.
3) Informatização: como aliada da evolução tecnológica, a informática vem revolucionando o mercado de capitais. A grande evolução desse setor é inversamente proporcional a demanda de mão-de-obra;
4) Crise Econômica: quando um país passa por uma crise econômica, o consumo de bens e serviços tende a diminuir. Assim, muitas empresas acabam demitindo seus funcionários como formas de diminuir custos.
5) Impostos – Carga Trabalhista-Tributária: O custo é muito elevado, para contratar obedecendo a toda a legislação trabalhista, consequentemente as empresas optam por aumentar horas-extras, não contratando o número necessário de trabalhadores. Também, muitos trabalhadores mantêm-se na informalidade, já que parte das empresas não cumpre a legislação.
6) Educação: O fato de não se ter uma educação de qualidade que possa formar adequadamente novas forças para o mercado de trabalho, acaba também contribuindo para um aumento no desemprego, na medida em sobram postos no mercado de trabalho, por falta de mão-de-obra qualificada.
7) Consumismo: As pessoas adaptaram-se ao modelo consumista proposto pela mídia, assim sempre estão em busca de consumir mais, e para estarem incluídas socialmente, necessitam das melhores marcas e das últimas novidades a disposição no mercado. Todo esse consumismo também está relacionado à busca desenfreada de lucros que as empresas almejam e com a obsolescência planejada.
8) Mão-de-obra Migratória: O fluxo