Causas da pneumonia
Muitos germes diferentes podem causar pneumonia, incluindo tipos diferentes de bactérias, vírus e, até mesmo fungos.
Na maior parte do tempo, o corpo filtra os germes do ar que respiramos para proteger os pulmões de infecções. Porém, algumas vezes germes conseguem entrar nos pulmões e causar infecções. Isso acontece mais quando o sistema imunológico está fraco; o vírus, bactéria ou fungo é muito forte ou quando o corpo falha ao filtrar microorganismos
Sua boca e passagens aéreas são expostas aos germes que inala pelo nariz e boca. O sistema imunológico, formato do nariz e boca, capacidade de tossir, e estruturas finas chamadas cílios ajudam a impedir os germes de alcançar os pulmões.
Por exemplo, tossir é uma forma de o corpo impedir germes de alcançarem os pulmões. Algumas pessoas podem não ser capazes de tossir por terem tido derrame ou estarem sedadas. Isso significa que os germes podem permanecer nas vias aéreas ao invés de serem expelidos pela tosse.
Quando os microorganismos alcançam os pulmões, o sistema imunológico entra em ação. Ele manda muitos tipos de anticorpos para ataca-los. Esses anticorpos fazem os alvéolos (sacos de ar nos pulmões) ficarem vermelhos e inflamados, e se encherem de fluido e pus. Isso ocasiona os sintomas de pneumonia.
Quais São os Sintomas da Pneumonia
Os sinais e sintomas da pneumonia incluem tosse com fluidos, febre, calafrios, falta de ar, dor no peito quando se respira fundo, vômitos, perda de apetite, prostração e dores pelo corpo. Pode haver presença de sangue. É muito comum a pneumonia surgir como complicação de uma gripe. Muitas vezes o paciente acaba atribuindo seus sintomas de pneumonia à gripe, demorando a procurar ajuda médica. É preciso ter atenção a quadros de gripe que não melhoram, ou até pioram progressivamente, principalmente se o paciente for idoso.
Pacientes acima de 60 anos ou com outras doenças, como insuficiência renal, insuficiência cardíaca, cirrose ou