CAUSAS DA DESNUTRI O P S GASTRECTOMIA
Preceptor: Leonardo
CAUSAS DA DESNUTRIÇÃO
PÓS GASTRECTOMIA
Introdução
Para
se manter um bom estado nutricional é necessário que o aporte de nutrientes esteja adequado para suprir as necessidades do corpo e, para que isso ocorra é necessário que os alimentos possam ser ingeridos, digeridos e absorvidos de maneira harmônica.
Introdução
O estômago exerce papel fundamental nesse processo,
MECANICAMENTE,
mistura o alimento e forma o quimo e,
QUIMICAMENTE, secreta pepsina, ácido clorídrico e fator intrínseco.
Em consonância com o estômago, o duodeno secreta colecistocininapancreozinina(CCK-PZ), para misturar o quimo com a bile e as enzimas pancreáticas e absorver alguns minerais.
Gastrectomia
A
gastrectomia consiste na retirada de parte ou de todo o estômago, refazendo o trânsito gastrointestinal através de anastomose com o duodeno (Billroth I – BI) ou jejuno
(Billroth II – BII).
Gastrectomia
Através de um desses dois processos vai haver remoção de todo antro e conseqüente diminuição na produção de gastrina, secreção de ácido clorídrico e fator intrínseco, redução de estímulo para secreção de pepsina, prejudicando a digestão de proteínas, principalmente colágeno.
Conseqüências
Nutricionais
Anemia
Diarréia
Síndrome de dumping
Perda de peso
Anemia
Desnutrição
protéico - energética
Anorexia
Estudos
demonstram que a diminuição da ingestão alimentar de pacientes pós gastrectomias vem do receio de comer e também a diminuição da capacidade de armazenamento do estômago causa aparecimento de plenitude , aumento da distensão abdominal e fator inibidor fisiológico do apetite.
Anorexia
Após
alguns estudos, fora verificado que, em pacientes pós gastrectomia houve aumento na concentração de hormônios e peptídeos relacionados com a inibição do apetite, CCK, polipeptídeo YY e neurotensina.
Diarréia
É a causa mais comum e está relacionada:
ao rápido esvaziamento gástrico, que leva à alteração da função da