Catódica
Embora o processo pode variar um pouco de caso para caso, os passos fundamentais no processo de galvanização são:
Preparação de Superfície A preparação da superfície é o passo mais importante na aplicação de qualquer revestimento. O processo de galvanização tem a sua própria base de meios de controle de qualidade, porque o zinco não reage com uma superfície de aço impuro. O passo de preparação da superfície, no processo de galvanização consiste em três etapas:
• Desengorduramento / limpeza cáustica – Uma solução alcalina quente remove a sujeira, óleo, graxa, óleo, lojas e marcas solúveis.
• Decapagem – soluções diluídas de ácido clorídrico ou sulfúrico remove superfície ferrugem e calamina para proporcionar uma superfície quimicamente metálica limpa.
• Fluidificante – O aço é imerso numa solução de cloreto de zinco amônio para remover os óxidos e para evitar a oxidação antes da imersão no banho de zinco fundido. No processo de galvanização seca, o item é separadamente mergulhado num banho de fluxo de líquido, removido, deixado secar, e em seguida galvanizado.No processo de galvanização úmida, o fluxo flutua sobre o zinco em fusão e o item passa através do fluxo imediatamente antes da galvanização.
Galvanização
Durante o passo de verdadeira galvanização do processo, o artigo é totalmente imerso em um banho de zinco em fusão entre 815-850 F (435-455 C). A química do banho é de pelo menos 98% de zinco puro, de acordo com ASTM B6. Enquanto imersos na chaleira, o zinco reage com o ferro no aço a forma da série de metalurgicamente ligados camadas de zinco-ferro da liga, geralmente cobertas por uma camada de zinco puro resistente ao impacto.
Como o aço é retirado lentamente do banho de galvanização, de zinco em excesso é removido por drenagem, de vibração, e / ou centrifugação. A reação metalúrgica continuará após os artigos serem retirados do banho, enquanto ele permanece na temperatura do banho. Artigos galvanizados são arrefecidos,