Catástrofes naturais
Tornados, secas) e outros perigos naturais com é o exemplo dos Incêndios.
3- Vulcanologia
3.1. Vulcanologia A vulcanologia é um ramo das ciências quem tem como principal objectivo a previsão das erupções vulcânicas e dos seus efeitos, para preparação de planos de emergência e, sempre que possível, aviso das populações da possibilidade de erupções.
3.2. O que é um vulcão? Vulcão é uma abertura na crosta terrestre, onde saem magma, cinzas, gases e poeira. Esta estrutura geológica é formada, geralmente, a partir do encontro entre placas tectónicas. Os vulcões apresentam uma estrutura cónica e montanhosa. Quando um vulcão entra em erupção pode provocar terramotos e lançar na atmosfera grande quantidade de materiais magmáticos, gerando uma ameaça para as populações que habitem localidades próximas. As erupções vulcânicas podem ocorrer tanto em zonas continentais como nas submarinas, sabe-se que os magmas se originam a altas temperaturas e pressões, e que essas condições se encontram principalmente nas regiões de contacto das placas que formam a litosfera.
Existem actualmente dois tipos de vulcanismo: o primário e secundário
3.3.Vulcanismo primário * Caracteriza se pela ocorrência de erupções vulcânicas em que são libertados diferentes materiais vulcânicos que se encontram no estado sólido (piroclástos), líquidos (lavas) e no estado gasoso (gases).
* O vulcanismo primário pode manifestar-se de dois tipos: vulcanismo central e vulcanismo fissural.
3.3.1Vulcanismo Central
No Vulcanismo de tipo central, o aparelho vulcânico designa-se vulcão e é, geralmente,