catraca economica
Centro de Ciências Jurídicas – CEJURPS
Curso de Direito
Disciplina: Economia
Docente: Eduardo Guerini
Acadêmicos: Júlio César Angioletti Amaral, Larissa Schimitt Rainert.
Período: 2º A noturno
Catraca econômica
Diante das consequências atuais, podemos ter uma visão critica de que, em vez de vivermos com os homens e suas virtudes estamos convivendo com o seu ego e seus vícios. Seria isso um problema para a sociedade?
No primeiro momento, voltado para uma visão filosófica e moral, a presença do ego e seus vícios é fonte geradora de problemas e discórdia no ambiente social, porém, diante de uma visão totalmente econômica e racionalista, e imprescindível que o que seria algo gerador de assimetria social, é um dos principais causadores do desenvolvimento econômico social.
O ‘’HOMO ECONOMICUS’’, apesar de arrogante, insensível e na maior parte das vezes imoral, será a catraca que irá girar a economia mundial, graças á este, será possível gerar renda e capital, objetivo principal do comercio, sendo ele o individuo que irá comprar seus belos trajes de seda e ternos finos, o carro do ano e a casa dos sonhos, tudo para demonstrar visualmente que possui o poder necessário, e fazer com que pareça ao menos na aparência, virtuoso e elegante.
Como destaca o autor no texto ‘‘mas ao chegarmos ao mundo logo descobriremos que a sabedoria e a virtude não são de fora alguma os únicos objetos de respeito, nem o vício e a estupidez de desprezo. Nós assistimos com frequência as atenções respeitosas do mundo mais fortemente dirigidas para os ricos e poderosos do que para os sábios e virtuosos’’
Desta forma, está claro que o poder e capital são os impulsionadores do homo economicus, sendo este o fator essencial e o seus desejos o transformador do mundo e gerando o que conhecemos como ‘ valor econômico’.