Cations do segundo grupo
Análise realizada para separação e identificação dos cátions Ca²+, Ba²+, Sr²+ e Mg²+.
INTRODUÇÃO
Os elementos magnésio, cálcio, estrôncio e bário pertencem ao grupo II da tabela periódica apresentando configurações eletrônicas similares. Isto é devido à semelhança de suas propriedades.
Os íons magnésio apresentam-se incolores em soluções, seus sais são de caráter iônico, brancos ou incolores, a menos que esteja presente um ânion colorido. O hidróxido de magnésio é o menos solúvel. A alta solubilidade de muitos compostos de magnésio é atribuída ao pequeno tamanho do íon Mg 2+,o que favorece a sua hidratação.O cálcio é o elemento mais abundante dos metais alcalinos terrosos. Seus compostos menos solúveis são os carbonatos e oxalatos. Os sais de cálcio dão à chama do bico de Bunsen uma coloração vermelho tijolo O estrôncio devido a sua posição na tabela periódica, possui propriedades intermediárias entre o cálcio e o bário. Seus sais dão a chama do bico de Bunsen uma coloração vermelho carmim O bário é o elemento mais pesado destes quatro elementos e seus íons são muito tóxicos. O cromato de bário é o menos solúvel. Os sais de bário apresentam uma coloração verde à chama do bico de Bunsen.
Todas as soluções dos íons desse grupo são incolores e seus sais apresentam caráter iônico e são brancos ou incolores, a menos que esteja presente um ânion colorido. Embora solúveis em água, os nitratos de estrôncio e bário podem ser precipitados pela adição de ácido nítrico concentrado.Os íons dos metais alcalinos terrosos não hidrolisam significativamente em solução e seus íons são bivalentes. Os hidróxidos de cálcio, estrôncio e bário são considerados bases fortes.
MATERIAIS E METODOS
Numa amostra contendo os Íons Ca²+, Ba²+, Sr²+, Mg²+, foram adicionados 5 gotas de Cloreto de Amônio 1M, a solução foi aquecida em banho Maria e adicionadas 10 gotas de Carbonato de Amônio 1M. A solução foi agitada até que se