Cateterismo venoso periferico
É uma técnica especializada usada para estudar os ductos (vias de drenagem) da vesícula, pâncreas e fígado.
Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) é um exame de diagnóstico que associa a radiologia e a endoscopia e permite avaliar os canais biliares, canais pancreáticos e vesícula biliar. Estes canais drenam no duodeno (primeira parte do intestino delgado) ao nível de uma estrutura designada papila de Vater.
A CPRE é realizada numa sala equipada com raios X, com o paciente deitado sobre o abdomén. É introduzido através da boca um tubo longo e flexível, designado duodenoscópio.
Quando é atingido o duodeno e localizada a papila de Vater é introduzido um cateter através do duodenoscópio que permitirá administrar um produto de contraste nos canais biliares e pancreáticos. A obtenção posterior de imagens através de raios X permitirá visualizar e avaliar aquelas estruturas. Este exame é sempre realizado sob anestesia, o que reduz significativamente o desconforto que lhe pode estar associado.
Estes exames são geralmente realizados em regime de internamento, necessitando o doente de permanecer hospitalizado nas 24 horas seguintes à sua realização.
Realizado para:
Remoção de cálculos dos canais biliares (causa mais comum);
Necessidade de detecção de estenoses (estreitamentos),
Obstruções,
Irregularidades e lesões dos canais biliares;
Alterações do fluxo biliar e pancreático, quando estão presentes sintomas que as possam sugerir;
Avaliação de casos de icterícia quando se suspeita de envolvimento dos canais biliares; Realização de biopsias e o esclarecimento de achados de outros exames.
Preparação:
A realização de uma CPRE requer um período de jejum prévio de seis horas.
Complicações:
Estas complicações incluem pancreatites (inflamação do pâncreas) e, mais raramente, infecções, hemorragias e perfuração intestinal.
Referências Bibliográficas
BARE, Brenda ; SMELTZER, Suzanne ;