Catequética fundamental
A Evangelização é o processo que constitui a missão essencial da Igreja, fundamentada na própria missão de Jesus Cristo e movida pelo Espírito Santo, cujo objectivo é a Revelação de Deus através do anúncio da Boa Notícia do Reino de Deus, dirigida aos homens para que se convertam e encontrem em Cristo a libertação total e integral. Este processo abrange a totalidade da vida da Igreja.
A Revelação é o acto através do qual Deus se manifesta à humanidade. É Deus que se comunica gratuita e pessoalmente aos homens através de factos e palavras, de forma progressiva, para realizar o seu desígnio de salvação do mundo. Serve-se de acontecimentos da história da salvação e de palavras divinamente inspiradas, tornando o homem partícipe da sua natureza divina, realizando desta forma o seu desígnio de amor e fazendo com que as pessoas cheguem ao conhecimento do seu plano salvífico. A Revelação atinge a plenitude em Jesus Cristo. A Igreja transmite a Revelação de Deus mediante a Evangelização.
A Conversão é o resultado do processo de Evangelização: o homem descobre Jesus Cristo, crê nele e muda de vida, aderindo ao seu projecto de salvação, livremente, e aceitando as exigências radicais do Reino e os valores evangélicos como norma de vida. Não se trata de uma mera mudança de mentalidade, mas de uma transfiguração profunda do homem no seu todo e em todas as suas dimensões, que afectará a sua vivência e, consequentemente, o contexto social em que se insere.
A acção pastoral da Igreja, expressão da evangelização.
A acção pastoral da Igreja, associada à acção missionária e à acção catecumenal, refere-se a um terceiro momento do processo de evangelização, não numa lógica temporal, mas antes num sentido de complementaridade e de interacção. É dirigida aos fiéis cristãos já iniciados e com um mínimo de maturidade de fé, no seio da comunidade cristã. É a acção pastoral que sustenta a comunhão dos fiéis, através da educação constante da