catequese adultos
Base inicial de estudo: Gen 3,1-23
O CREDO APOSTÓLICO
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai. Com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só baptismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e a vida do mundo que há-de vir. Amém!
Resumo:
Nos encontros anteriores, estudamos a fé e a existência de Deus
Estudamos que nossa fé é formada à partir de uma pré-disposição, uma abertura para se acreditar no que nossa condição humana não nos permite ver, além de uma abertura ao conhecimento das coisas da fé e das manifestações palpáveis e visíveis destas.
Podemos acreditar em várias coisas, porém, o que diferencia uma da outra é qual muda algo em minha vida. Crer em Deus é algo que muda nossa vida, pois, se realmente acreditamos esse acreditar deve alterar meu ser e meu agir, pois do contrário não acreditamos realmente.
Se, creio que Deus existe, então, logicamente eu não sou Deus, devo assumir minha posição é de criatura, que não sou dono da minha vida, que fui criado por Deus e para Deus, devedor de obediência e respeito.
“Só me resta ser o barro nas mãos