Categorias Morais e Capitalismo
Razão
A razão humana forneceuma capacidade moral de saber como agir frente a uma lei geral a qual todos aqueles que por serem racionais estabelecem para si. Como racional é possível gerar leis que fundamente e limitem suas ações, essa liberdade repercute em posteriores ações que moralmente teremos em nossa sociedade, assim como dentro de uma empresa, a razão moraliza um ponto correto que dissemina para um grupo o conhecimento e a definição de tarefas.
Valores Morais e Religiosos
Os valores são, primeiramente, herdados por nós, de modo que são passados pelo meio em que vivemos, seja dentro de casa ou pela sociedade. Assim, temos a consciência do que devemos ou não fazer e, conforme atendemos ou transgredimos esses padrões, somos julgados pelos nossos atos.
Hierarquia de Valores
Nos dias atuais, a hierarquia de valores é um assunto muito debatido, visto que se questiona se realmente são novos valores que foram criados ou se simplesmente esses valores estão sendo passados de uma forma diferente.
O homem, a partir do conhecimento de suas necessidades, de acordo com a sua avaliação se essas são primordiais e secundárias, destacará valores que possam satisfazer essas necessidades.
Assim, leva-se para uma convivência empresarial, os valores que você refinou com sua experiência, criando criticas e podendo realizar seu dever com uma boa abrangência de conteúdo.
Consciência Moral
Consciência moral significa a capacidade do homem sobre o que ele deve fazer ou omitir, onde assim, a aplicação desse preceito, que vem de uma ação imediata, como uma “voz-interior”; designará o seu juízo e o seu caráter. Essa consciência é aquela instância interior, que dentro de um ambiente, como no de trabalho, o qual é preciso que decisões sejam tomadas rapidamente, definirá a sua capacitação e o seu grau de envolvimento com o meio.
O bem e o mal
“É necessário fazer o bem e se afastar do mal”, essa é uma frase com certeza já foi dita por alguém que