CATEGORIAS DE ÍNDICES FINANCEIROS
ÍNDICES DE LIQUIDEZ A liquidez de uma empresa pode ser medida por sua capacidade de cumprir suas obrigações de curto prazo. São índices que podem mostrar possíveis problemas no fluxo de caixa. Existem dois tipos de indicadores de liquidez: a corrente e a seca.
INDICE DE LIQUIDEZ CORRENTE É um dos índices financeiros mais citados, pois mede a capacidade da empresa em cumprir suas obrigações de curto prazo. Quanto maior o valor do índice, mais a empresa é considerada líquida. É definida assim:
Índice de valor corrente
=
Ativo circulante
Passivo circulante
ÍNDICE DE LIQUIDEZ SECA É semelhante ao índice de liquidez corrente, exceto pelo fato de que na liquidez seca exclui-se os estoques afim de se obter o resultado bruto da capacidade de liquidez de uma empresa. É definida assim:
Índice de liquidez seca
=
Ativo circulante - Estoques
Passivo circulante
ÍNDICES DE ATIVIDADE Os índices de atividade medem a velocidade com que as diversas contas são convertidas em vendas ou caixa. Há diferentes índices para medir a atividade das contas circulantes mais importantes, incluindo os estoques, contas a receber e contas a pagar.
GIRO DE ESTOQUE Mede a atividade ou liquidez do estoque de uma empresa. É calculado assim:
Giro de estoques
=
Custo dos produtos vendidos
Estoque
O giro de estoque pode ser facilmente convertido em um índice de idade média dos estoques ao ser dividido por 360 – supondo ser esse o número de dias no ano.
PRAZO MÉDIO DE RECEBIMENTO O prazo médio de recebimento, ou idade média das contas a receber, é útil na avaliação das políticas de crédito e