Catedral de brasilia - oscar niemeyer
Constituída pela repetição de uma coluna curva com vidro no intervalo, proporcionando as variações e efeitos de luz e sombra. É um monumento importantíssimo para o patrimônio histórico nacional, assim Brasília passou a ser conhecida como ícone do modernismo arquitetônico brasileiro.
HISTÓRICO
A Catedral de Brasília concebida em 1958 foi iniciada após a inauguração da capital, em 1960, nesta primeira fase foi construído apenas a estrutura da nave principal. Via-se o contraste formal com os repetitivos edifícios dos ministérios, e já se pressentiam a excepcionalidade do edifício. A conclusão do restante de 1969-70, envolvendo-se espelho d’água, batistério, campanário, interior da nave, vitrais, sacristia, rampa, etc.
A inauguração da Catedral de Brasília foi em 1970, 10 anos de construção, com uma área construída de 3 mil m².
O primeiro anteprojeto previa 21 pilares, com 40m de altura, e um anel de concreto na base, de 70m de diâmetro, apoiado no chão e servindo de fundação. Porém teve de ser retrabalhado: sob a competência de Joaquim Cardozo, a estrutura passou para 16 pilares, ficando o diâmetro da base com 60m, e o que era apenas para ser uma cinta de concreto a unir os pilares quase no topo, transformou-se em laje, posta um tanto mais abaixo do previsto; Mesmo com as modificações não chegou a prejudicar o efeito final do edifício em relação à idéia inicial. Em 1987, foi feita a primeira reforma da catedral. Nessa intervenção foi feita a substituição dos vitrais incolores pelos atuais, pintados por Marianne Peretti. Os pilares de concreto foram pintados de branco, os bancos foram trocados, a catedral adquiriu uma pia batismal para o batistério e um novo controle eletrônico para o campanário.
Em 2000, os vitrais foram restaurados com vidros especiais de Milão, receberam uma