Catalogo
Em um artigo publicado no site da Forbes, a especialista em aconselhamento de carreira para executivos Caroline Ceniza-Levine explica os cinco passos para atingir a sensação de liberdade no trabalho:
Passo 1: Defina o que significa liberdade
Antes de mais nada, você precisa parar e analisar o que representa sua liberdade profissional, aconselha Caroline. Ela cita que as possibilidades são muitas e variam desde ter a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, poder escolher o melhor horário de trabalho, ter mais tempo livre para atividades pessoais, conseguir autonomia para tomar decisões, até ser o dono do próprio negócio.
Passo 2: Estruture uma justificativa para seu plano de alcançar a liberdade
“Você precisa comprovar, especificamente, por que sua liberdade vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Isso significa que é necessário entender suas motivações e seus impactos”, enfatiza Caroline. As justificativas, segundo ela, podem ser desde a necessidade de ganhar dinheiro, até coisas mais profundas, como se sentir melhor consigo mesmo, executar suas tarefas de forma mais produtiva, ter mais tempo para a família e amigos, entre outros.
Ainda de acordo com a especialista, ter uma boa justificativa pode ajudar na hora de executar o plano para alcançar a liberdade, em especial, se isso exigir algum tipo de solicitação para que o chefe, a empresa ou os colegas de trabalho façam algum tipo de concessão para que você atinja seu objetivo.
Passo 3: Certifique-se de que você tem os recursos necessários
Outra fase importante é avaliar quais os recursos exigidos para que você execute seu plano de liberdade. Por exemplo, alguém que queira trabalhar remotamente precisa estar seguro de que tem uma boa conexão de rede, vai conseguir acessar os documentos do