Catalisadores enzimáticos e catalisadores comuns
NOME DA DISCIPLINA
CATALISADORES ENZIMÁTICOS E CATALISADORES COMUNS
Professor (a):
Aluno (a):
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho estudaremos os catalisadores enzimáticos, também chamados de catalisadores biológicos, e os catalisadores comuns.
No que se refere aos catalisadores de uma formal mais geral e abrangente observamos que catalisadores são substâncias que modificam ou aumentam a velocidade das reações químicas sem serem nelas consumidos ou aparecerem entre os produtos. O aumento significativo na velocidade das reações, provocado pela presença do catalisador, deve-se a atuação deste provocando a diminuição da energia de ativação (“obstáculo” para a ocorrência da reação) da reação catalisada, isto porque os catalisadores oferecem um caminho alternativo para que a reação ocorra com menor consumo de energia.
Veremos que as enzimas também funcionam como catalisadores no organismo dos seres vivos. Elas são muito eficientes, catalisam apenas uma reação ou um tipo de reação, por exemplo: a pepsina atua sobre as proteínas transformando-as em moléculas mais simples. Porém, é importante observar que essas enzimas catalíticas necessitam de condições específicas para atuarem no organismo dos seres vivos. Veremos mais adiante que condições são essas.
Estudaremos também os catalisadores comuns, como por exemplo, os catalisadores automotivos, usados nos escapamentos dos automóveis que possuem a finalidade de diminuir a poluição causada pela emissão de gases nocivos a saúde, produzidos no interior do motor do automóvel.
2. CATALISADORES ENZIMÁTICOS
A vida depende de uma série de reações químicas, muitas dessas reações se processam de forma muito lenta para manter os processos vitais dos seres vivos. A natureza, com o intuito de resolver esse problema, criou um modo de acelerar a velocidade das reações químicas através da catálise. As reações catalíticas são executadas por enzimas (catalisadores enzimáticos) que facilitam todo e qualquer