castro alves
A corrupção tem origem na palavra ruptura, que pode significar o rompimento ou desvio de um código de conduta moral ou social. Atualmente, a corrupção é vista como uma espécie de conduta através da qual o agente, motivado por alguma vantagem, age desvirtuando as regras de determinado objetivo, contrariando o que a sociedade considera como justo e moral.
O problema de sua definição está exatamente em identificar as regras que foram desvirtuadas. Além disso, a proximidade das relações sociais entre os agentes dificulta identificar uma situação de corrupção ou apenas uma situação socialmente aceitável.
A corrupção tem se revelado que consome o resultado do trabalho de milhões de brasileiros, envergonha o pais e mancha a imagem do Brasil no exterior. É um problema que, como se viu nos últimos anos, independe de ideologia ou de partidos políticos.
“Uma medida urgente e simples para combater a corrupção é reduzir o numero de cargos de nomeação política, que esta na origem de todo escândalo”, afirma Claudio weber Abramo, diretor executivo da transparência Brasil. Pra demonstrar a situação que vivemos no Brasil, pretendo explicar, de forma bastante reduzida, os tipos de corrupção que aqui acontecem. E, caso se deparem com algo assim, saberão identificar o crime que acontece a seu redor. Portanto, os tipos de corrupção são: - Concussão : Exigir vantagem para deixar de exercer função pública,como, por exemplo, um fiscal cobrar dinheiro para fingir que não vê os vendedores ambulantes ilegais. - Estelionato : Tipo de fraude. Obter para si ou para outros, vantagens ilícitas em prejuízo de alheio