Castas e estamento
1. Hoje em dia, ainda há muitas desigualdades e descriminações entre as pessoas. Uma delas, são em relação aos desempregados, por que aquelas pessoas que tem baixo índice de escolaridade, ao procurar um emprego, conseguem apenas um serviço de gari, ou até inferior a isto. Na maioria das vezes, quando vemos um mendigo deitado na calçada, olhamos e muitas vezes apenas sentimos pena, e não temos coragem de irmos e ajudarmos aquelas pessoas, que as vezes precisam muito de nossa ajuda. Muitas das vezes não vimos apenas as diferenças de riqueza, mas também diferenças de qualidade social das pessoas.
2 . Oque leva as castas a permanência da desigualdade na sociedade é a discriminação as pessoas que trabalham com a matança de animais, nos matadouros. Por terem o seu trabalho dado com o mais baixo, sujo e indigno. E o estamento tem desigualdade da ignorância por parte de alguma pessoas de dizer que uma pessoa ser pobre, negro, índio.. estas pessoas serem menos humanas que eles ignorantes.
As castas no japão e o estamento
- As castas são sistemas tradicionais, hereditários, ou seja, “conjunto de características herdadas de nossos pais”, com base em classificações tais como raça, a cultura, a ocupação profissional...etc; podemos citar os descendentes de burakumins que são obrigados a viverem em segredo, por que quando revelam sua descendencia, tem suas vidas sempre investigadas, tanto em arrumar empregos ou se casar. Dificilmente conseguem empregos que não sejam de lixeiros, limpadores de esgotos ou de ruas.
- No estamento, cada pessoa deve obedecer leis diferenciadas, por exemplo, na sociedade feudal os direitos e deveres de um nobre eram diferentes dos direito e deveres de um servo. Fato que o estamento é cultural e dificilmente irão eliminar, uma vez que pessoas nascem ricas, outras nascem pobres.
- E é assim a sociedade, digamos que “cada um no seu lugar”, não era pra ser assim.. mas infelizmente estamos longe de