Cassimiro de Abreu
Equipe:
Casimiro de Abreu:
1. Biografia
Casimiro José Marque de Abreu foi um importante poeta brasileiro da Segunda Geração Romântica. Nasceu na cidade de Barra de São João, atual Casimirana (Rio de Janeiro) em 1839. Foi filho do leiteiro e fazendeiro português José Joaquim Marques de Abreu1 e de Luísa Joaquina das Neves, uma fazendeira de Silva Jardim.
Em 1853, foi morar, junto com o pai, em Portugal, país onde escreveu grande parte de sua obra. De volta ao Brasil, dedicou-se à atividade comercial, com o apoio paterno. Mas definia este trabalho como uma "vida prosaica…que enfraquece e mata a inteligência". Autor de “As Primaveras”, coleção de poesias de caráter melancólico e sentimental. Utilizava uma grande simplicidade na forma de escrever, aliada a um sentimento exagerado e apaixonado. Suas poesias tratavam de temas relacionados à sua vida, à casa do pai, ao amor e a saudade da terra natal.
Tuberculoso, morreu com apenas 21 anos, em 1860, numa fazenda nos arredores da cidade onde nasceu. Suas poesias fazem sucesso até hoje, principalmente, no Brasil e Portugal.
2. Contexto Histórico
Com o incremento da industrialização e do comércio, a burguesia, na Europa, vai ocupando e ideológico maior. As ideias do emergente Liberalismo incentivam a busca da realização individual, por parte do cidadão comum. Nas últimas décadas do século, esse processo levou ao surgimento, na Inglaterra e na Alemanha, de autores que caminhavam num sentido contrário ao da racionalidade clássica, eles tendiam a enfatizar o nacionalismo e identificavam-se com a sentimentalidade popular. Essas ideias foram o germe do que se denominou ROMANTISMO. Tais atitudes e outras consequentes delas foram se consolidando e receberam um vigoroso impulso graças à Revolução Francesa de 1789. A partir daí, o ideário romântico espalhou-se por