Cassandra - banco de dados nosql
1. Cassandra 1
1.1 Por que o nome Cassandra? 1
2. Estrutura de diretórios do Cassandra 1
BIN 1
CONF 1
INTERFACE 2
JAVADOC 2
LIB 2
3. Qual a diferença entre os bancos relacionais e o Cassandra? 2
4. Tutorial de Instalação Cassandra 2
5. Objetos do Cassandra 8
5.1 Keyspaces 8
5.2 Column Families 9
5.2.1 Opções para Column Families 10
5.3 Supercolumn 10
5.4 Columns 10
5.4.1 Ordenação de colunas 10
6. Segurança 11
7. Clients 11
8. Particularidades 11
9. Bibliografia 13
Cassandra
Primeiramente, antes de explicarmos o que é o Cassandra, devemos explicar o que é NoSQL, que nada mais é que a abreviação de Not Only SQL, movimento iniciado em 1998. NoSQL são diferentes sistemas de armazenamento que vieram para suprir necessidades em demandas onde os bancos de dados tradicionais (relacionais) são ineficazes. Como exemplo deste movimento o Cassandra é um dos casos de sucesso deste novo conceito de banco de dados, implantado no Facebook em 2007 para solucionar o problema de pesquisa, no qual eles tiveram que lidar com uma grande quantidade de volume de dados de uma maneira que era difícil para escalar com métodos tradicionais.
Atualmente utilizado em larga escala por alguns dos maiores proprietários na Web, incluindo Facebook, Twitter, Cisco, Rackspace, Digg, Cloudkick, Reddit.
O Facebook, criador desse banco de dados, doou o código do Cassandra para o Apache Foundation em 2009 que hoje é a responsável pelo banco.
Considerado como um banco de dados orientado à coluna. Sua característica principal é que ele é um banco de dados não relacional. O conceito “Sparse”, que significa que para qualquer linha pode possuir uma ou mais colunas, mas cada linha não precisa possuir as mesmas colunas de outra linha. Por este fato não é errado falar que o Cassandra é orientado à coluna, isso pode ser mais útil pensar como se fosse um índex, base de linha orientada, como examinaremos mais no decorrer deste trabalho.