casos
Estudo de caso é um instrumento pedagógico que apresenta um problema mal estruturado, ou seja, aquele que não tem uma solução pré-definida, exigindo empenho do aluno para identificar o problema, analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções.
O “estudo de caso” é um plano de investigação que envolve o estudo intensivo e detalhado de uma entidade bem definida: o caso é um processo de observação intensiva e que, geralmente, se prolonga no tempo (Anderson & Arsenault, 1999; Strauss, 1987; Punch, 1998).
De acordo com Erskine et al. (1981), estudo de caso pode ser compreendido da seguinte forma:
(...) um caso é a descrição de uma situação administrativa recente, comumente envolvendo uma decisão ou um problema. Ele normalmente é escrito sob o ponto de vista daquele que está envolvido com a decisão e permite aos estudantes acompanhar os passos de quem tomou a decisão e analisar o processo, decidindo se o analisaria sob enfoques diferentes ou se enveredaria por outros caminhos no processo de tomada de decisão.
Método de trabalho
O material do caso estudado deverá ser debatido em sala de aula em grupos e posteriormente, apresentado em plenário, de modo que o aluno possa desenvolver suas habilidades de análise e síntese, de negociação de suas ideias e de suas decisões, dentre tantas outras habilidades que o método do caso proporciona.
Um caso para fins didáticos deve ser desenvolvido de modo que propicie que os alunos desenvolvam atitudes e comportamentos que lhes serão exigidos futuramente em situações profissionais.
Empresa problema para o case:
Razão Social: HEGABOO-JOGOS E LIVROS INTERATIVOS-LTDA
Natureza Jurídica: microempresa
Atividade Econômica: edição de livros, cadastros, outros produtos gráficos, jogos e livros em mídias digitais e impressos.
Contextualização: A HEGABOO foi criada com o pressuposto básico de oferecer produtos que auxiliem na educação e estruturação de hábitos saudáveis