Casos de uso, especificação de casos de uso.
Modelo de caso de uso.
O RUP é fortemente baseado em modelagem. Os modelos auxiliam no entendimento do problema e na construção da solução. A escolha dos modelos e das técnicas utilizados para expressálos têm um impacto significativo na forma como se enxerga o problema e como se tenta formatar a solução.
O RUP trabalha com uma série de modelos que devem ser mantidos consistentes. a modelagem de casos de uso é a técnica recomendada pelo RUP para entender e modelar o problema.
Caso de Uso e Ator
O RUP faz as seguintes definições:
● Caso de uso: é uma seqüência de ações que um sistema executa e que gera um resultado observável de valor para um ator em particular;
● Ator: é alguém ou alguma coisa externa ao sistema e que interage com o sistema.
Note que o sistema é a coisa sob consideração (aquilo que está sendo desenvolvido); os atores (papéis que as pessoas ou outros sistemas podem assumir) são coisas que interagem com o sistema, e os casos de uso definem estas interações.
A descrição de um caso de uso define o que o sistema faz quando o caso de uso é executado, ou seja, o caso de uso representa uma funcionalidade do sistema. Devese ter em mente que um ator não deve ter que executar vários casos de uso para obter algo útil: o caso de uso tem relevância e está num nível de granularidade que o usuário entende.
O fluxo de eventos do caso de uso expressa o comportamento do sistema numa visão “caixa cinza”, onde uma realização de caso de uso, que é mais tarde utilizada no projeto, é a visão “caixa branca” e mostra como o caso de uso é realmente realizado em termos de interação de objetos e classes.
Exemplo de Casos de Uso e Atores
Um cliente do banco, por exemplo, pode utilizar um caixa 24h para retirar dinheiro, transferir dinheiro ou verificar o saldo da conta. Estas funcionalidades podem ser representadas por um conjunto de casos de uso, como mostrado na figura 1.
Cada caso de uso representa algo