Casos De Truste
Truste: Conglomerado de empresas de um só dono, atuando em setores diversos da economia. ex: grupo Bradesco, grupo globo, grupo Silvio Santos e Grupo Votorantim.
São Paulo - Já se passaram mais de sete anos desde que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vetou a fusão entre Nestlé e Garoto. O caso foi parar na Justiça e espera agora a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) para saber se será aprovado, vetado, ou ainda reavaliado pelo Cade.
De acordo com nota divulgada nesta quarta-feira pelo órgão antitruste, a Justiça deverá sustentar a posição do Cade e reprovar a operação. "A decisão deste Conselho foi correta e respaldada pelas exigências antitrustes da época do julgamento", disse o comunicado.
Existe a chance, no entanto, que a operação novamente seja revista pelo Cade. Ainda de acordo com a nota, caso o reavaliação seja mesmo necessária, na ocasião, o Conselho adotará providências cabíveis.
Há quase dez anos, a Nestlé anunciou a compra da Garoto pela cifra milionária de 566 milhões de dólares. Em 2004, o Cade vetou a operação e determinou que a Nestlé fosse vendida a um concorrente. Com o posicionamento, o processo foi parar na Justiça e, desde 2005, aguarda uma definição.
A fusão entre as duas companhias é um dos casos mais antigos e complicados já julgados pelo órgão antitruste, isso porque, em alguns mercados, as duas empresas juntas somam mais 65% de participação de mercado.
Entenda a compra da Garoto pela Nestlé, barrada pelo Cade
Confira abaixo os principais pontos envolvendo a compra da Garoto pela Nestlé, rejeitada pelo Cade.
MERCADO
O mercado de chocolates no Brasil está nas mãos de três grandes empresas: Nestlé, Garoto e Lacta. A Garoto passa por situação difícil e começa a negociar a venda da fábrica
COMPRA
Em 28 de fevereiro de 2002, a multinacional Nestlé comprou a empresa brasileira Garoto, com sede em Vila Velha (ES). Em 15 de março, a operação foi comunicada ao governo conforme prevê a