Casos de poluição por atuação do chorume
Chorume do lixão ameaça Aquífero Guaranie contamina Rio Anhanduí
- O chorume é gerado pelo lixão de Campo Grande
- Principais contaminações: Rio Anhanduí e ameaça ao Aquífero Guarani
- Rio Anhanduí:
-chorume percorre aproximadamente 870m até cair no rio
-contexto geológico da região faz com que o local seja susceptível a contaminação de substrato rochoso e do lençol freático pela percolação de chorume.
- Aquífero Guarani -A maior ameaça ao aqüífero guarani esta em 8 poços de monitoramento de água subterrânea que foram abertos e abandonados posteriormente. -Os poços abertos comportam-se como fraturas no substrato rochoso que permitem a contaminação das rochas sedimentares subjacentes que comportam o Aquífero Guarani. - Contaminação ocorre por alta concentração de nitrogênio amoniacal e metais pesados.
Aterro Sanitário provoca impactos ambientais em rios do Amazonas.
- Causa: Aterros sanitários sem impermeabilização do solo, como um existente na capital Amazonas.
- O chorume produzido pelo aterro controlado da cidade é despejado no igarapé, mudando as características físico-químicas das populações aquáticas, alterando significativamente a estrutura da comunidade de peixes.
- Os igarapés da Amazonia possuem baixas quantidades de sais dissolvidos, o chorume aumenta essa quantidade causando o desequilíbrio iônico entre peixes e água.
-A riqueza e a abundância das espécies nativas foram completamente alteradas.
- Dado positivo: o chorume possui uma grande diversidade de bactérias que toleram condições ambientais extremas, e muitas possuem propriedades com potencial para desenvolvimento de novas tecnologias como métodos para produção de metano e de aceleração de decomposição de produtos sintéticos.
Pesquisa revela que lixo jogado no mar pode atrair tubarões em PE
- ataques de tubarões no litoral de Recife e de Jaboatão (região metropolitana) estão ocorrendo principalmente por causa do acúmulo de lixo