casos de 1/4 e de 13/15 Constitucional lll
A- Não, o caso acima apresenta um modelo de constituição negativa típica de constituição-garantia.Esta constituição é própria do Estado Liberal que se limita a definir o exercício do poder e proteger os direitos de primeira geração.
B- Não; Segundo a doutrina as constituições que são elaboradas por líderes políticos sem o debate de seus institutos é uma constituição imposta, ainda que ratificada pelo povo. Alguns autores denominam estas constituições como constituição cesarista.
C- Constituição dogmática ela não se baseia nos fatos históricos.
Objetiva: E
Aula 02:
A posição do diretor da Educafro do caso acima não se compatibiliza com a idéia do Estado liberal, por outro lado é totalmente compatível com o conceito de igualdade material que é próprio do Estado social.
O Estado liberal tem por objetivo apenas garantir a igualdade formal, ou seja, todos são iguais perante a lei. Somente no Estado social de direito encontramos a busca pela igualdade material, a partir de ação do Estado que visem concretizar as liberdades básicas.
Objetiva: A
Aula 03:
A- Sim, o neoconstitucionalismo busca na valoração dos princípios uma reaproximação entre a ética e o direito, garantindo uma força normativa na constituição. A teoria neoconstitucionalista busca o afastamento da interpretação dos sinais e o reconhecimento da interpretação dos princípios. Sendo assim, o neoconstitucionalismo se afasta cada vez mais do positivismo jurídico, ou seja, a aplicação mecânica da lei.
B- Segundo a teoria neoconstitucionalista na hipótese de colisão dos princípios a hermenêutica contemporânea orienta que a solução se dará pela aplicação da técnica da ponderação de valores e do principio da proporcionalidade. Entretanto, na hipótese de colisão entre normas jurídicas é possível a adoção da hermenêutica clássica a partir dos critérios de hierarquia, cronologia e especificidade.
Objetiva: D
Aula 04:
Sim; os direitos sociais foram agregados aos direitos