CASOS CONCRETOS PREVIDENCIÁRIO

1468 palavras 6 páginas
CASOS CONCRETOS
QUESTÃO 1: O INSS, autarquia federal atualmente vinculada ao Ministério da Previdência Social, surgiu em 1990, como resultado da fusão do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) e o Instituto de Administração Financeira da Previdência Social (IAPAS).

R:, O INSS foi criado com base no Decreto nº 99.350 de 27 de junho de 1990 mediante a fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS), com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). A alternativa é incorreta

Verifique que a assertiva acima está CORRETA ou INCORRETA, explicando sua resposta.
QUESTÃO 2: Em relação à gestão das instituições, é possível identificar três marcos históricos da previdência social brasileira: as caixas de aposentadorias e pensão (CAPs), autorizadas por Eloy Chaves, com natureza privada, caráter voluntário e organizadas por empresas; os institutos de aposentadoria e pensões (IAP’s), a partir da Era Vargas, autarquias organizadas por categorias profissionais, com atuação nacional; e o INPS, raiz do atual INSS, criado a partir da fusão dos IAP’s, que permitiu a cobertura e a extensão dos benefícios e dos serviços a categorias que ainda não haviam sido alcançadas até aquele momento, iniciando o processo de universalização da proteção pela previdência social.

Verifique que a assertiva acima está CORRETA ou INCORRETA, explicando sua resposta.

R: Pela análise do caso nota-se que está correta.

QUESTÃO 3: As prestações e os serviços devem ser selecionados para que sejam escolhidos os mais necessários, devendo se levar em conta o atendimento ao maior número possível de pessoas. A QUAL PRINCÍPIO DA SEGURIDADE SOCIAL ESTA AFIRMATIVA SE REFERE? EXPLIQUE.

R: trata-se do princípio da seletividade e distribuição na prestação dos benefícios e serviços; tal princípio escreve que sempre a quantidade a ser paga deve sempre ser para os mais necessitados, e da quantidade que tiver sempre devesse ajudar o

Relacionados

  • Riscos construçao civil
    3314 palavras | 14 páginas
  • 99124440000
    7812 palavras | 32 páginas