Casos concretos de 6 a 10 História do Direito Brasileiro
CASO CONCRETO AULA 6:
Questão discursiva:
Torcedor corintiano confessa ter disparado sinalizador
São Paulo - O torcedor corintiano H.A.M., de 17 anos, confessou neste domingo ter sido o autor do disparo do sinalizador que provocou a morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada na última quarta-feira, durante o jogo entre Corinthians e San José, em Oruro, na Bolívia. (O Estado de São Paulo, 24/02/2013)
A violência juvenil é um fenômeno mundial que preocupa as autoridades responsáveis.
Observando o caso acima e outros similares e considerando a teoria de Èmile Durkheim, como podemos analisar a relação indivíduo/sociedade?
Resposta: Durkheim combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Classifica os fatos como normais ou patológicos, onde os patológicos são acontecimentos que transgridam a regularidade. Emile Durkheim fundamenta sua teoria utilizando como método de estudo da Sociologia os fatos sociais. Estes são: geral, coercitivo e exterior. Portanto, podemos dizer que no caso do torcedor que disparou o sinalizador que provocou a morte do boliviano, estamos diante de um fato social pois é geral, exterior e coercitivo, ou seja, o que motivou o disparo do sinalizador foram fatores coercitivos e externos, como o estímulo de outros torcedores próximos.
Questão de múltipla escolha:
Em uma de suas obras fundamentais, As regras do método sociológico, publicada em 1895, Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia: os fatos sociais. Durkheim distingue 3 características dos fatos sociais, a primeira delas é a coerção social. O grau de coerção dos fatos social se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. As sanções podem ser:
A) Legais ou espontâneas.
B) Legais ou ilegais.
C) Espontâneas ou ensaiadas.
D) Legais ou especiais.
E) Espontâneas ou individuais.
CASO CONCRETO AULA 7:
Leia atentamente o caso concreto abaixo.
Um vídeo que mostra um