casos clinicos
ESB – Curso de Odontologia
Introdução à Clínica Integrada – 3º período
Após leitura do capítulo 6 do livro Emergências Médicas em Odontologia, responda os casos clínicos hipotéticos abaixo:
1. Jovina da Silva, 35 anos, comparece ao seu consultório para tratamento dentário. Na anamnese, não relata nenhuma doença relevante, não está em tratamento médico nem faz uso de qualquer medicação. Já fez outros tratamentos com outros dentistas, já tendo sido submetida à anestesia local. Você planeja uma cirurgia para instalação de 4 implantes de titânio na mandíbula. No dia da cirurgia, no início da manhã, Jovina relata que acordou quase na hora e, para não se atrasar, mal se alimentou e que está um “pouco ansiosa”. Durante a anestesia, a paciente apresenta o seguinte quadro (situação 1): ansiedade, alterações comportamentais, como agressividade, confusão, falta de cooperação, palidez, sudorese e taquicardia. Você procura acalmá-la e abaixa o encosto da cadeira, mesmo assim, a situação de Jovina evolui com os seguintes sinais (situação 2): hipotensão, convulsão e inconsciência.
Diante dessa situação, responda:
Qual o diagnóstico apresentado pela paciente Jovina?
Baseado na resposta da pergunta anterior, há algum quadro “mais brando” dessa situação apresentada por Jovina da Silva? Se sim, quais são os sinais/sintomas que poderiam ser identificados?
Qual a conduta correta para reverter o quadro apresentado pela paciente na primeira situação? Descreva (ou cite) em poucas linhas todos os passos. Na situação 2, poderíamos administrar algum medicamento via oral para essa paciente? Se sim, quais?
Há necessidade de administrar O2 para essa paciente?
2. Um paciente está em sua cadeira odontológica durante 50 minutos para extração do dente 18 e 48. A anamnese não revela nenhuma alteração digna de nota e seu histórico médico pregresso revela um paciente normorreativo (absolutamente saudável). Após o término do procedimento e,