Casos clinicos
Quail o diagnóstico provável e a conduta?
O sopro cardíaco encontrado no exame físico e a estenose aórtica com depósitos de cálcio encontrado no estudo ecodopplercardiográfico fecham o diagnóstico de estenose aórtica. Entende-se como estenose aórtica a redução da via de saída do ventrículo esquerdo, e a causa mais comum, entre os idosos, é a degeneração das cúspides da valva aórtica com depósito de cálcio (estenose aórtica calcífica), como a encontrada no caso em estudo.
Nos idosos a alteração mais freqüente na valva aórtica e a degeneração de Monckeberg onde não ocorre fusão comissural, mas sim grande rigidez valvar com extensos nódulos calcificados nos seios de Valsalva (Figura). Fato este que geralmente ocorre na quarta e quinta décadas de vida. Estudos recentes consideram que o depósito de cálcio nas valvas se deva a processos inflamatórios e infiltração de lípides a semelhança do que ocorre na aterosclerose, e não um processo passivo de envelhecimento.
Durante longo período o paciente permanece assintomático com um progressivo e gradual processo de adaptação do sistema cardiocirculatório, onde ocorre a sobrecarga pressórica do ventricular esquerdo e subseqüente hipertrofia miocárdica compensadora. O débito cardíaco conserva-se por muitos