caso
A Beta Telecom é uma operadora na área de telefonia celular. Atua num setor completamente dinâmico e competitivo que decidiu reorganizar sua forma de gestão de pessoas, alinhando-a aos sistemas de mensuração de desempenho.
Análise do negócio
A definição do negócio da Beta Telecom é o tráfego em telecomunicações, tendo como prioridade a transmissão do conteúdo.
Sua estratégia se desenhou em três nichos de competição em telecomunicações abordados por Fleury; Fleury (2004): serviços de massa, lojas de serviço e serviços profissionais. O segmento serviços de massa é constituído por clientes que demandam apenas serviços de transmissão de voz. A estratégia é aumentar a escala e minimizar os custos seguindo o modelo da Excelência Operacional.
As lojas de serviço atendem clientes que procuram serviços complementares, como secretária eletrônica, transmite dados em pequenos volumes. A estratégia desse nicho é lançar novos produtos buscando a fidelização de clientes, e utiliza o modelo de Inovação em Produtos.
Os serviços profissionais são voltados ao mercado corporativo, em que cada cliente é tratado de forma individualizada. Este nicho envolve transmissão de voz e dados com grande volume. A estratégia consiste em criar soluções personalizadas para clientes em projetos de consultoria, utilizando o modelo de Orientação para Serviços.
Fatores- chave de sucesso
No nicho Lojas de serviço, encontram-se os seguintes fatores-chave de sucesso: abrangência da cobertura, qualidade do sinal, inovação e lançamento de produtos e serviços, força da marca, qualidade dos pontos de venda, e preço dos planos.
Identificaç ão das competências
Aquele que declara sua competência se compromete: assume o risco que se dirija a ele para que as coloque em execução e a falsa declaração pode levar a desconsideração (LE
BOTERF, p.82).
Os FCS com melhor desempenho frente aos concorrentes foram considerados para analise de valor,