Caso Wrigley
Caso 30
1- A natureza do negócio da Wrigley é a produção e a distribuição de gomas de mascar e doces. Sim. A empresa está crescendo em um nível aceitável. A reestruturação do capital daria um sinal positivo para o mercado, pois diminuiria o WACC, reduziria os custos com impostos e a empresa trabalharia alavancada, gerando um equilíbrio financeiro.
2- Com a captação da Us$ 3 bilhões o valor contábil da empresa irá aumentar na medida em que aumentar a dívida obtida. Já o valor de mercado tende a diminuir visto que a empresa atingirá um percentual de dívida de 75% em relação à estrutura de capital, sendo assim o mercado tende a visualizar a situação como perigosa uma vez que os custos de falência surgiriam.
3- Sim. Pois aumenta o peso do capital de terceiros, diminuindo o peso do capital próprio. O impacto seria a redução do WACC, os ganhos de benefícios fiscais e o equilíbrio financeiro.
4- O WACC mudaria, pois de um lado os custos de capital de terceiros possui benefícios fiscais, enquanto capital próprio não possui os benefícios da divida. No entanto o aumento da utilização de divida está relacionado com custos de falência crescentes e aumento o risco da empresa percebido pelo mercado.
5- Sim. A utilização apenas capital próprio não gera vantagem para os acionistas, uma vez que WACC não esta minimizado. Ao mesmo tempo a tomada de um empréstimo de Us$ 3 bilhões gera custos de falência desnecessários. Sendo assim a reestruturação é sim importante, mas não da maneira que esta sendo conduzida.