Caso volksvagen-logística
1. Logística é um processo de gerenciamento de armazenagem, circulação e distribuição de produtos, a logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas em um mercado competitivo, pois a quantidade de mercadorias aumentou muito, assim como o comércio mundial.
2. FORNECEDORES CAMINHÕES CENTRO DE RECEBIMENTO DAS CARGAS
PEÇAS ARMAZENADAS PERTO DO PONTO DE USO
PRODUÇÃO
Em relação ao transporte, a volksvagen optou por contratar um único parceiro para consolidar a carga, o que gerou facilidade de gerenciamento, otimização das cargas e redução dos custos para a montadora. Também foi investido capital em um tipo de carroceria inovadora e na construção de docas de recebimento especiais das cargas, um processo logístico que reduziu tempo, desperdícios e custos. As peças são armazenadas perto do ponto de uso na linha de produção, para facilitar a montagem e reduzir o estoque. Os sistemas de logística da empresa são todos otimizados, além disso, há uma empresa especializada de logística operando em parceria dentro da fábrica, responsável por todo o recebimento, movimentação, abastecimento das linhas e administração do inventário, também existem sistemas informatizados altamente eficientes que gerenciam toda a cadeia logística. Na minha opinião, o desenvolvimento de todas essas atividades em uma empresa é o que a torna diferente de tantas outras empresas concorrentes, pois assim os custos são reduzidos ao máximo, a produção se torna altamente eficiente e eficaz, e a lucratividade aumenta, gerando mais capital para mais estudos e investimentos para o crescimento da organização.
3. A logística tem papel importantíssimo para que haja a fidelização dos clientes. Sua principal missão é providenciar bens ou serviços no lugar