Caso telelatina
1. No que se refere ao processo de Planejamento na Telelatina:
2.1 – Classifique a atitude da empresa: proativa ou reativa? Justifique;
A atitude da empresa foi reativa porque ela deixou acontecer os problemas para depois tenta resolvê-lo como no texto diz: “....a Telelatina vem perdendo clientes para a concorrência há algum tempo. Sua diretoria achou que havia chegado o momento de fazer algo .” Então para resolver o problema a diretoria decidiu contratar um empresa americana de consultoria. E os objetivos eram estudar os processos e propor aprimoramento, e a consultoria propôs que e Telelatina indicasse um gruo de funcionários jovens e de alto potencial com a missão de estudar os processos de desenvolvimento e a fabricação de grandes equipamentos, porém quando houve a reunião, os funcionários que sabem que o “ planejamento estratégico participativo é a chave da questão” tiveram uma reação negativa alegando que com as modificações que estavam sendo propostas estaria comprometendo a qualidade.
2.2 – Quais os principais problemas deste caso, no que diz respeito à qualidade da mudança que a Telelatina tentou fazer, no que se refere às três etapas ou decisões do processo de planejamento (figura 6.2, p. 117);
Os principais problemas da empresa Telelatina eram os preços mais altos e o prazo de entrega ser maiores que o da concorrência. O maior erro da Telelatina, foi contratar uma empresa americana de consultoria para tentar resolver seu problema, pois os planos de trabalho de uma empresa Americana ás vezes não condizem com empresas Latinas, ou seja são diferentes. E o outro erro foi indicar um grupo de funcionários inexperientes e pessoas com cargo de operação e não de gestão, que não possuía voz ativa em seus setores, e também houve o problema de transição de informação do planejamento para a execução do projeto, pois não houve diálogo entre os envolvidos para avaliar as etapas importantes e as desnecessárias.