caso starbucks
1. Identifique os fatores que impactaram o negócio da Starbucks e que geraram a crise em 2008.O que havia mudado em sua proposta de valor?
Devido à recessão dos Estados Unidos em 2008, o comportamento do consumidor mudou , o preço dos produtos da marca passaram a ser caros para o mercado de consumo e consequentemente a mão de obra se encontrou em excesso devido a diminuição de vendas dos cafés; o surgimento da concorrência como Mcc Donalds e Dunkin Donuts com preços mais acessíveis, o ataque por blogueiros e grupos conservacionistas ao capital da marca foram fatores que impactaram o negócio da Starbucks.A empresa não acompanhou as mudanças do ambiente externo.O que mudou em sua proposta de valor foi que a equipe gestora no período anterior a entrada de Schultz estava preocupada com lucros e focada na expansão da rede,esquecendo o valor principal da empresa que é a satisfação dos clientes e colaboradores.
2. Discuta a importância da cultura organizacional da Starbucks e de Howard Schultz como líder na recuperação da empresa,Mencione elementos importantes nesse processo.
A importância da cultura organizacional da empresa e de Howard Schultz é a qualidade e compromisso tanto com o trabalhador quanto com o cliente. Durante o processo de recuperação houve uma busca por maior eficiência na cadeia de suprimentos,menos desperdício, e otimização da dimensão da estrutura de apoio; o que diminuiu os gastos mas não mexeu na interação com o consumidor, na qualidade dos grãos de café e nem na satisfação de seus colaboradores.
Houve também reinvestimento no pessoal, na inovação e nos valores da empresa.Schultz não cortou o acesso ao plano de saúde de seus funcionários e reuniu a empresa toda para anunciar demissões e fechamento de lojas com um microfone aberto respondendo a perguntas e mostrando sua transparência e humildade diante do ocorrido, além de reunir 10 mil gerentes para concientizá-los, que cada um era responsável pelo resultado de toda