Caso ROGER AGNELLI E A CVRD
TURMA: CONT2
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
MATRÍCULA: 201320107
NOME: MARLEIDE SILVA RODRIGUES
ESTUDO DE CASO 1 – ROGER AGNELLI E A CVRD
1) A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Pesquise informações complementares.
Argumentos a favor:
Por ser uma estatal tinha um processo de gestão extremamente burocrático. Por isso muitas oportunidades foram perdidas porque necessitava-se de respostas rápidas.
Centralização das decisões nas mãos dos administradores de topo, um ponto negativo em comparação com as maiores mineradoras do mundo.
Interesses políticos influenciando nas decisões da CVRD. Inclusive a nomeação de diretores. Essa manipulação como instrumento político e econômico limitou suas possibilidades de crescimento.
Argumentos contra:
A empresa foi vendida a um preço muito baixo dado o seu tamanho e capacidade. Porque para a venda da Vale, o governo de FHC contratou dois bancos internacionais para fazer a avaliação da companhia que seria leiloada, mas ambos, por motivos que até hoje trazem dúvidas aos economistas, só concordaram em avaliar a empresa pelo seu fluxo de caixa existente descontado, relevando o potencial das reservas de minério de ferro (que entraram no negócio com valor zero) e que estima-se, eram capazes de abastecer a necessidade mundial pelos próximos 400 anos.
Com a privatização de uma estatal como a CVRD, o país deixa de ter poder sobre seus recursos minerais, e submete-se aos interesses privados.
2) Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonsrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.
Humanas:
Ótima comunicação interpessoal;
Facilidade de se relacionar;
Motivador, inspira os outros;
Ótimo poder de influência.
Conceituais:
Traçou um plano estratégico, escolhendo um rumo que se provou extremamente lucrativo para a