Caso McDonald's
O sistema do McDonald’s é caracterizado por focar-se principalmente nos processos internos, com uma maneira exata de se fazer cada produto e treinamento intensivo dos trabalhadores para o serviço que vão desenvolver. Tais fatos caracterizam o movimento de administração científica. Também, a motivação dos funcionários é bastante evidente, principalmente por incentivos materiais, isso é tanto abordado pelo movimento de administração científica quanto pela escola de relações humanas (“um trabalhador feliz é um trabalhador produtivo”). Tanto é, que a empresa está entre as melhores para se trabalhar no país.
Pela teoria da burocracia, a característica mais evidente é a utilização de um manual de instruções, uma rotina para se fazer os produtos. Por uma análise de dados objetiva (abordagem quantitativa), foi possível perceber em que a empresa estava “deixando a desejar”, modificando o cardápio do restaurante para atender melhor à demanda. O McDonald’s se relaciona bem também com a teoria dos sistemas, a partir do momento que treina seus empregados para diversas funções, fazendo rotatividade de funções para um mesmo empregado, aumentando a motivação do mesmo. Também tem uma relação íntima com a qualidade dos produtos que usa.
Com o tempo, o McDonald’s aprendeu que uma única maneira de se fazer as coisas não é sempre a melhor opção. Com isso, tem adaptado algumas lojas em algumas regiões se adaptando às contingências das mesmas (enfoque contingencial).
2. Quais princípios da escola clássica de administração se manifestam na administração do McDonald’s? Dê exemplos.
Principalmente a busca pela efetividade, sem desperdício de tempo e de recursos. Com treinamentos de suas mãos-de-obra, aperfeiçoa-se e padroniza-se a forma e, inclusive, o tempo com que os alimentos serão feitos. Pode-se mesmo considerar que as premiações envolvidas na