Caso MCCain
Definição dos segmentos de mercado e posicionamento do novo produto
Análise do Mercado: análise do ambiente de marketing (demografia, cultura, geografia, política, ecologia) e da concorrência focando no produto a ser lançado.
Análise da concorrência
Potencial de Mercado: projetar o mercado a ser explorado pelo novo produto
McCain do Brasil tira gordura trans das batatas e cresce 20%
O volume de vendas da McCain do Brasil em 2006 foi 20% superior ao ano passado. Um dos motivos desse incremento nas vendas foi a exclusão da gordura trans em todos os cortes de batatas. Desde o início de setembro, a produção da fábrica de Balcarce, na Argentina, responsável pelo abastecimento da América Latina, utiliza o óleo alto oléico de girassol. “Somos os primeiros na adequação do óleo e, na posição de líder, temos o compromisso de fornecer opções alimentares saudáveis”, comenta o diretor da McCain do Brasil, Bruno Stierli.
Para 2007, ano em que a empresa completa 50 anos de funcionamento no mundo e 15 no Brasil, novos produtos serão colocados no mercado. Em março chega às prateleiras o pão de queijo. Já para o setor de food service a McCain trabalha no desenvolvimento de novos sabores da linha aperitivos. Com esses lançamentos a empresa espera crescer 10% em relação a este ano.
Os investimentos em novos produtos foram significativos em 2006. Em setembro foi lançada a Batata para Forno. De corte tradicional (9mm), será vendida em todo o país em embalagens de 720 gramas. Preparada no forno, depois de pronta fica crocante por fora e macia por dentro. Prática, não consome óleo, não suja e nem deixa cheiro de fritura na cozinha. De acordo com Stierli a nova especialidade a empresa prevê volume adicional de 300 toneladas no final do primeiro ano, com forte tendência de crescimento após esse período. No setor food service a aposta foi em produtos exclusivos. Para a