Caso Mc Donald's
Caso do Mc Donald’s – A dieta do palhaço
1. Mapear as tendências do macro ambiente
Ambiente econômico: por se tratar de uma empresa de fast food com preços baixos, o seu consumo é alto em todos os países, por todas as classes sociais.
Ambiente sociocultural: hoje em dias as pessoas fazem no mínimo uma refeição diária fora de casa, onde buscam rapidez no atendimento.
Ambiente Tecnológico: uma das forças mais intensas que molda a vida das pessoas é a tecnologia. Diversas pesquisas e experimentos com intuito de comprovar os efeitos negativos no organismo de uma alimentação baseada em fast food.
Ambiente Internacional: A competição passou de nacional a regional e depois a internacional.
Ambiente legal regulatório: Advogados processando as empresas de fast food.
2. Identificar os fatores externos do micro ambiente
Clientes;
Empregados;
Concorrentes;
Governo.
3. Classificar as oportunidades e ameaças.
Oportunidades:
Aumento de Vendas: com tendências para uma alimentação mais saudável, ampliar a oferta deste tipo de produto no cardápio.
Crescimento da indústria de fast-food: com a contínua necessidade de otimização e melhor administração do tempo, a indústria de fast-food tende a aumentar na mesma proporção,
Usar a parceria estabelecida com os fornecedores, dividindo com estes a responsabilidade em criar novas opções de produtos que atendam às novas exigências do consumidor.
Ameaças:
No cardápio atual, não tem disponível opções verdadeiramente saudáveis, indo na contramão das exigências legais.
Dificuldades em satisfazer as expectativas do cliente: não conseguir desvincular a imagem do grupo de ser um fornecedor de alimentos rápidos, porém com produtos padronizados e de baixo valor nutritivo.
Aumento da concorrência: que trabalha em dar exatamente o que o cliente solicita – restaurantes menos “industriais”.
Redução de preços: