Caso ikea x tok & stok
ESAMC – Sorocaba
Trabalho de Gestão de Operações:
Estudo de caso IKEA / Tok & Stok
Gestão Empresarial – Processos Gerenciais
Sorocaba, 29 de fevereiro de 2012.
Antes de analisar o caso Ikea e fazer um paralelo com a Tok & Stok, segue resumo do estilo e filosofia gerencial, a fim de que fique mais clara a Administração de Produção da empresa sueca Ikea:
Variedade de produtos – nossa identidade. Devemos oferecer ampla variedade de itens de móveis domésticos com bom design, funcionais e com preço baixo para que a maioria das pessoas possa comprá-los. Não devemos comprometer nem funcionalidade nem a qualidade técnica.
Espírito IKEA – forte e realista. A IKEA verdadeira é encontrada em nosso entusiasmo, constante disposição à renovação, consciência de custo, disposição para assumir responsabilidade e simplicidade em nosso comportamento. O lucro proporciona-nos recursos. Força-nos a desenvolver produtos de maneira mais econômica, comprar melhor, reduzir custos; esse é o segredo e a razão de nosso sucesso.
Alcançar bons resultados por meios simples. Frequentemente as soluções caras são sinal de mediocridade.
A simplicidade é uma virtude. Regras complicadas paralisam. Planejamento exagerado pode ser fatal. Simplificação é tradição de honra.
A maneira diferente. Ao ousar sermos diferentes, encontramos novas maneiras. “Por quê?” permanece uma expressão-chave importante.
Assumir responsabilidades – um privilégio. Quanto mais responsáveis as pessoas, menos burocracia. O temor de cometer erros é a origem da burocracia e o inimigo da avaliação.
QUESTÕES
A seguir, as respostas às questões elaboradas ao final do caso, ainda no intuito de clarear o conceito de Administração de Produção da Ikea:
1. Como o projeto de produção da Ikea difere da maior parte das operações de varejo de móveis?
A empresa apresenta vários diferenciais:
* Exposição dos móveis nas lojas, dispostos em ambientes