Caso IBM - Administração
A grande corporação americana tornou-se uma empresa complacente e acomodada. Apesar de se concentrar nos planos futuros e nas inovações tecnológicas, a IBM deitou-se em seus sucessos do passado e teimou em manter-se predominante no negócio de mainframes - os computadores de grande porte - que constituíam mais da metade do seu faturamento.
2- Quais os elementos burocráticos que prevaleciam na IBM?
Ackers dividiu a companhia em 13 unidades autônomas chamadas baby blues, mas jamais conseguiu que elas tivessem a suficiente independência e autonomia. Ackers cortou os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de mainframes para concentrar-se mais na área de micros e estações de trabalho (Workstation) que eram insignificantes para o porte dos negócios. A partir daí, a IBM passou a enfrentar diretamente seus concorrentes e ancarar os problemas que tinham sido guardados a sete chaves por décadas de má administração.
3- As práticas administrativas da IBM são parecidas com aquelas utilizadas pelas empresas excelentes?
Acreditamos que não, pois, nenhuma empresa é igual à outra, nenhuma vai fazer a mesma coisa que a outra, talvez tenha algo em comum, mas nunca igual, até porque cada empresa tem sua particularidade e sua forma de trabalhar, algumas práticas podem parecer, mas não é igual, até porque são funcionários diferentes e gerentes diferentes, e cada um tem seu modo de pensar e agir.
4-Como uma empresa pode melhorar essas práticas administrativas? Descreva?
Contratando funcionários bem qualificados, que tenham boas ideias e que essas ideias sejam para o bom lucro e funcionamento da empresa, atender as necessidades dos clientes, dar suporte e fazer o impossível pra não cometer erros.
5- Explique os principais desafios da IBM.
O seu desafio atual está em conduzir a grande companhia para uma nova era com uma guinada nos rumos e maior velocidade nas decisões. E com