Caso gol
R: A gol utilizou o ramo de transportes para entrar no setor de aviação, tinham mais de 30 empresas de ônibus, com demandas focadas na classe média. Alimentavam a ideia de criar uma companhia de aviação de baixas tarifas para que pudessem atender classes mais baixas. Este nome Gol é um modelo de sucesso.
2) Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que eles mudaram ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta.
R: A missão é ganhar espaço no mercado de aviação com serviços de baixo custo, acessível a todos, e mantendo um bom padrão de atendimento.
A visão da empresa era de que reduzindo seus custos ela iria lucrar mais, o contrário das outras empresas que queriam oferecer serviços mais sofisticados e estavam falindo.
3) Faça uma análise SWOT para o inicio das operações da Gol. R: Fazendo uma análise SWOT sobre a empresa GOL percebemos que os pontos fortes dessa companhia de aviação tem um foco voltado diretamente ao conforto de seus clientes, a facilidade e a agilidade dos serviços prestados, tudo isso contando pontos positivos para a Gol.
Já os pontos fracos da companhia, seria a simplificação nos seus serviços de bordo, perdendo assim clientes que preferem um serviço mais luxuoso e com mais regalias.
4)Segundo a tipologia de Michel Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela gol? Quais são suas principais vantagens competitivas?
R: Analisando a empresa GOL podemos perceber que ela vem crescendo cada dia mais devido as vantagens que ela oferece a seus clientes como por exemplo, viagens com preços muito mais acessíveis do que os da concorrência gerando assim um aumento no número de passageiros e também nos seus lucros. A empresa trabalha com um número reduzido de funcionários diminuindo as suas despesas, além da terceirização de todas as suas atividades gerando uma