caso dos exploradores de caverna
Texto base: “O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS”
Com base no texto apresentado, responda:
A) Como cada um dos juízes decidiu?
Presidente Trupenny, C.J.
Com base no veredito, foi decidido pelo juiz de primeira instancia que os réus eram culpados pelo assassinado de Roger Whetmore, sentenciando que fosse levado a forca.
Foster, J.
Este juiz alegou que os réus não tinham como agir de forma racional visando o comprimento da lei, pois estavam em condições debilitadas, dizendo em outras palavras, estavam entre a vida e a morte e privados da lei, com base nesses argumentos alegou que os réus eram inocentes.
Tatting, J.
Tatting ficou com dúvida entre condena-los ou absolve-los, pois ao mesmo tempo em que acreditava que os réus haviam cometido um crime, também ficava emocionado com o caso e o sofrimento que os réus haviam passado todos aqueles dias dentro da caverna. Tatting não concordou com Foster, mas as dúvidas que tinham fizeram ele optar por não participar do julgamento.
Keen, J.
O juiz Keen optou por condena-los, pois segundo ele, a lei deveria ser cumprida, mesmo na situação em que se encontravam os réus e que não deveria haver exceções mesmo em um caso tão difícil de ser julgado. O texto da lei é o seguinte: ¨ Quem quer que intencionalmente prive a outrem da vida será punido com a morte¨, com este pensamento de cumprir a lei o juiz Keen condena os réus.
Handy, J. O juiz Handy fez duras críticas aos seus colegas juízes pela postura e pela forma de como julgaram o caso. Ele também considera importante a opinião pública, uma opinião de noventa por cento das pessoas que pretendem que a suprema corte deixe os acusados em liberdade. O juiz conclui que os réus eram inocentes, porem ele ficou fortalecido em sua decisão de que não deveria participar do julgamento.
B) Qual dos votos você percebe ser o mais acertado?
Analisando o voto de cada juiz, o mais acertado foi o voto do juiz