CASO DO JUIZ QUE SE UTILIZOU DO STATUS DO SEU CARGO PARA INTIMIDAR UMA AGENTE DE TRÂNSITO NO CUMPRIMENTO DE SUAS FUNÇÕES- RELAÇÃO COM A ÉTICA DEONTOLÓGICA
312 palavras
2 páginas
ATIVIDADE ESTRUTURADAFICHAMENTO DO TEXTO
CASO DO JUIZ QUE SE UTILIZOU DO STATUS DO SEU CARGO PARA INTIMIDAR UMA AGENTE DE TRÂNSITO NO CUMPRIMENTO DE SUAS FUNÇÕES- RELAÇÃO COM A ÉTICA DEONTOLÓGICA
Aluno: Roberto César Barbosa da Silva
Profº Sandra Mesquita
Vê casos do tipo como o juiz que foi multado por uma agente de trânsito e que usou do “sabe com quem está falando” inclusive dando voz de prisão à agente de trânsito mesmo estando todo ilegal na direção do automóvel ou seja estava sem habilitação, sem documento do carro e com o carro sem placa. O juiz deu voz de prisão a agente de transito por desacato por ela ter dito que pouco importava ser juiz; que ela cumpria ordens e que ele é só juiz não é Deus.
No referido caso vê-se a agente de transito aplicando as leis de trânsito e o magistrado, aquele que aplica as leis, mas que nesse caso não quer se submeter a elas. Vê-se, no presente caso total incoerência do magistrado que usa do status de seu cargo para tentar se escusar de se submeter as leis de trânsito.
Tal atitude mostra uma conduta anti-ética e antipática do magistrado que abusa de sua autoridade para tentar intimidar a agente de trânsito a não cumprir a lei.
Tal acontecimento é um exemplo perfeito da ética deontologica. A ética deontologica refere-se ao ramo da ética cujo objeto de estudo são os fundamentos do dever e as normas morais. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito. Nesse caso a agente de trânsito não se intimidou com as ameaças do juiz e realizou o que realmente deveria ser feito, ou seja o que era necessário ser feito, que no caso é cumprir as atribuições do seu cargo.