Caso DIVERSITEX

1588 palavras 7 páginas
Questão 1 – Que tipo de estratégias genéricas consegue encontrar nos negócios da Diversitex?

Após a leitura do caso Diversitex, é passível de se verificar a existência de três tipos de estratégias genéricas. Podemos verificar que a Diversitex tem uma grande presença nos negócios de berços e colchões de molas para bebés, ou seja tem o foco direcionado para esses negócios.
Podemos entender que o foco é a estratégia desenvolvida dirigndo a maioria dos esforços na direcção de uma particular segmento de mercado que pode ser definido como um grupo de clientes com características proprias (neste caso, crianças), como se pode verificar no texto, “…tem uma presença muito significativa no ramo de berços e colchões de molas para bebés…”.
Podemos também verificar que a Diversitex, decidiu adaptar uma estratégia de crescimento, ou seja, estando focada no negócio de berços e colchões de bebés, decidiu intervir em outros negócios/mercados, tais como compressores de ar de pequena dimensão e raquetes de ténis.

E por último podemos tambem considerar o caso da diferenciação do produto (consiste em concorrer no mercado, fazendo com o que o seu produto seja percebido pelo cliente como sendo único, diferente portanto dos seus concorrentes), neste caso podemos relacionar com os compressores de ar de pequena dimensão, em que a Diversitex é lider isolado no mercado.

Questão 2 – Diga se, e como, poderia o modelo de Porter contribuir para a procura de soluções ?
Segundo o modelo de Michael Porter é imperativo fazer uma análise da competitividade entre as empresas para empreender uma estratégia que vise estabilizar a empresa e torná-la sustentável a longo prazo.
Antes proceder á análise de Porter, os responsáveis da Diversitex deveriam proceder a uma análise SWOT para terem conhecimento dos pontos fortes e pontos fracos da sua organização, assim como as ameaças e as oportunidades.
Posteriormente, deveriam de proceder a uma análise profunda dos diversos mercados em

Relacionados