Caso de Uso AtekPC
Uma empresa de fabricação de computadores de médio porte e pessoais que passava por sérias pressões sobre custos e passava por um período de consolidação. Estava com quedas nas margens dos lucros e estava iniciando uma estratégia de redução de custos voltadas para a melhoria e eficiência de suas cadeias de suprimentos, ao mesmo tempo que reduziam o custo da distribuição.
Ameaçada pelo crescimento na venda de celulares e tablets.
Competição crescente de fabricantes asiáticos que fizeram a transição de fabricação por contrato para a produção sua própria marca.
2. Por que a necessidade do PMO?
Eles não conseguiam diferenciar projetos de operações. Assim, tarefas operacionais e de manutenção eram tratadas como projetos de pequeno e médio porte.
Falta de padronização e planejamento nos projetos.
Os gerentes de projetos normalmente eram funcionários da área funcional sem nenhum conhecimento em gerenciamento de projetos e que eram retirados das suas atividades operacionais e treinados para GP.
3. Quais fatores afetam a implementação do PMO?
Normalmente os projetos utilizavam matriz funcional e não era contratado um GP e era atribuído o cargo de GP e alguém responsável pela área funcional.
Os recursos eram limitados e trabalhavam na área funcional e no projeto. Os usuários solicitavam serviços de TI por meio do Analista Chefe, Os métodos de projetos, documentação, práticas e ferramentas eram individualizados pelo Analista Chefe com pouca ou nenhuma consistência pelos grupos de TI ou áreas comerciais.
As pessoas já estavam acostumadas a se reportar ao Analista chefe e aos métodos informais de trabalhar.
Os analistas chefes não se planejavam e faziam o cronograma em cima do que os trabalhadores estavam fazendo. TI trabalhava como prestadora de serviços sob demanda. Projetos focados em operações e manutenção. Quando deveria ser realizado um plano de manutenção e de operação.
O Gerente de Sistemas de Produção que resolvia