Caso de estudo
1 Itens importantes:
1.7 Industria de PC
Solução de prateleira;
Lucro pequeno;
Margem cada vez menor.
1.8 Posição da DELL
Agarrou as grandes marcas (Microsoft e Intel);
Clientes que conheciam as tecnologias (Marca diferenciada);
Propaganda boca a boca;
Começou na casa dele;
Concorrentes começaram a copiar - HP Começou a montar Kits e colocar em prateleiras. Porém não foi bem sucedido, pois foram ensinando indiretamente as revendas a montar os seus proprios PCs. Mas eles viram que não podiam deixar as revendas. A IBM praticamente que criou os PCs, e ela acabou saindo do mercado.
1.9 Vantagem competitiva
Personalização;
Venda direta ao consumidor;
Suporte;
Cadeia de suprimentos integradas;
Não posuia estoque.
1.10 Fiasco no varejo
Todo mundo copiou o modelo dela, mas ela tentou copiar a estratégia de vender nas lojas e mercados, mas nao deu certo, pois o lucro foi pequeno. O Cliente dela gostava de configurar maquinas.
1.11 Concorrencia
Marcas fortes como IBM e HP.
1.12 Qual o impacto da Internet nos negocios
Em relação a HP e IBM, os grandes impactos são que não tem intermediário, não tem custo fixo de lojas, facilidade de personalização, não tem estoque, sempre com produtos novos, abrangência ao mercado, facilidade de propagação de informação, facil de comparar o preço.
1.13 Como se pode aplicar as 5 forças de Porter
Comprador tem um poder de barganha alto, pelo fato de se poder customizar os produtos e ter um valor baixo na compra.
Maior eficiência na cadeia de suprimentos (clientes e fornecedores). Quando um cliente colocava um pedido, ele colocava diretamente nos fornecedores, pois a cadeia de suprimentos era totalmente integrada.
1.13.1
As 5 forças de Porter na internet
Aumenta o poder de barganha sob os canais tradicionais e reduz o custo de switch; Entrantes potenciais – reduz o pessoal de vendas (não precisa de uma grande