Caso DAS SEMENTES S FLORES
VITOR JOSÉ ALFLEN 2
DAS SEMENTES ÁS FLORES
Caso apresentado como requisito parcial para a disciplina Casos em Administração do Curso de Administração da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Campus Biguaçu.
Prof. Sidnei Vieira Marinho
BIGUAÇU
2015
DAS SEMENTES ÁS FLORES1
INTRODUÇÃO
Em pleno ano de 2015, considerado por muitas empresas e economistas, um ano financeiramente complicado, ou até mesmo de crise. Sr. Osvaldo Marian possui um grande dilema em suas mãos, onde precisa decidir qual o rumo deve tomar, para seus negócios. Sabendo que por ser um ano difícil, vai enfrentar muito mais situações indesejadas, como de forças competitivas favoráveis e desfavoráveis, formas de comercialização dos seus produtos, para isto ele deve analisar a fundo o seu mercado de atuação, levando em consideração todas as possíveis ameaças, rivalidades e dificuldades que virão a surgir perante o período. Mesmo ele tendo muito domínio na produção de plantas ornamentais, assim como na comercialização do mesmo.
NO INICIO DA GERMINAÇÃO
Filho de agricultores Sr. Osvaldo e nascido em Angelina uma cidade do interior da Grande Florianópolis, começou a trabalhar deste de muito jovem, o que era normal nos anos 80, ainda mais por morar no interior. Apesar de trabalhar como agricultor desde novo, nunca havia produzido plantas ornamentais, sim na produção de fumo, verduras e pecuários em geral. Naquela época não possuindo muitas oportunidades para estudar e como consequência havendo uma grande necessidade de mão de obra agrícola, optou desde o inicio trabalhar com o seus pais e não ir para a escola.
No entanto no meados dos anos 90 já casado e com sua esposa a espera de um bebê, recebeu uma proposta de emprego em Biguaçu, onde iria trabalhar com bovinocultura de leite, produção de alguns de hortifruti e algumas variedades de plantas ornamentais, adquirindo o conhecimento inicial sobre o cultivo de ornamentais, setor que atua até