Caso das lanchas torpedo s.a.
Introdução ao ambiente de negócios.
Professor: Cleidson Dias.
Alunos: Luiz, Dina e Marcos.
1. Qual o problema principal do caso?
Os departamentos apresentavam resultados diferentes, englobando um resultado negativo. Embora um único departamento apresentasse resultado positivo, a empresa em seu cenário total, refletia prejuízo com a DRE. (Demonstração de Resultado do Exercício.).
2. Que comentários você faria sobre a descentralização implementada pelo Sr. Jacinto?
A descentralização é uma excelente alternativa de gestão. Órgãos públicos e privados utilizam essa forma de gestão para que o poder não fique centralizado, e até mesmo “engessado”, em determinado setor ou pessoa. Isso permite que se tomem decisões no próprio setor onde ocorre o problema, facilitando o processo da organização. É claro que podem ocorrer problemas em sua implantação, como aconteceu na empresa do Sr. Jacinto, o que não impede a aplicação do modelo, entretanto, pede reformas na maneira de utilização do processo.
3. Que comentários você faria sobre a cultura organizacional da empresa?
Certamente, o problema encontrado na empresa é estrutural, de gestão de pessoas, pois o modelo de gestão descentralizado é comprovadamente eficaz. Temos na Lanchas Torpedo três gerentes, para os departamentos de novos, usados e oficina, que por trabalharem sem estar em sintonia, provocaram o resultado negativo. O departamento de novos, visando apenas vender, ocasionou compras com preços acima de mercado para o departamento de usados, e serviços em demasia para a oficina. Como resultado, houve o desequilíbrio do fluxo operacional, e de receitas para a empresa.
4. Que comentários você faria sobre a forma como a empresa planeja e controla suas atividades?
Não podemos concluir que há planejamento para a empresa, e sim para os departamentos. O departamento de novos planeja muito bem fechar negócios e garantir o seu resultado positivo. E