Caso danone
A Danone entendeu que não valia a pena investir numa região cujos consumidores davam preferência a produtos baratos, o que ocasionava margens de lucro apertadas, e decidiu fechar a fábrica no Ceará .Mas ,quando a renda dos nordestinos começou a aumentar ,a Danone visualizou o poder de compra desse mercado e procurou se adequar às suas necessidades e expectativas.
Sabendo da preferência dos consumidores nordestinos por produtos com preços baixos ,a Danone reestruturou-se, estrategicamente , para baratear seus produtos ,oferecendo ao mercado variedades e embalagens unitárias ,diminuindo seu peso em gramas para reduzir seu preço. Portanto ,adaptou-se ao gosto do nordestino. Para melhorar seu desempenho e para suprir a necessidade de ter que baratear seus produtos ,procurou reduzir seus custos ,reabrindo a fábrica no Ceará ,permitindo a redução de custos de logísticas ,pois necessitavam mais transportar os produtos nas prateleiras devido ao maior tempo de validade .
A Danone procurou novos mercados e atingir seu público alvo contratando vendedores para levar seus produtos às pequenas lojas de bairro, criando programas de fidelidade .Por exemplo ,no seu produto , Activia ,a empresa se compromete a devolver o valor pago na aquisição do produto ,caso este não atinja a sua composição. Criou programas de marketing específico para a região demonstrando sua preocupação ,respeito e compromisso.
As estratégias adotadas pela Danone foram cruciais para sua expansão e aceitação no mercado ,pois procurou formular-se de acordo com as preferências do seu público-alvo, como também selecionou os fornecedores que entendessem e aceitassem as necessidades dos comerciantes desse mercado. Se a Danone continuar a operar nesta mesma trajetória ,conseguirá se desenvolver ainda mais ,mesmo que seu principal concorrente ,a Nestlé ,não tenhas ainda reagido ,favorecendo sua atuação ,a Danone neste período já terá