Caso da Cidade de Berimbau
Aluno: Paulo Henrique Sanchez Sá e Silva.
1) Defina mercado e serviço.
R: Mercado: pode se entender como sendo a instituição ou organização mediante a qual os ofertantes (vendedores) e os demandantes (compradores) estabelecem uma relação comercial com fim de realizar transações, acordos ou trocas comerciais.
Serviço: na área na economia e do marketing, um serviço é o conjunto de atividades realizadas por uma empresa para responder as expectativas e necessidades do cliente. Por isso o serviço é definido como um bem não material.
2) Qual terá sido o principal motivo que levaram clientes em potencial a procurar profissionais de outras cidades?
R: O principal motivo foi a escassez de mão de obra qualificada, ocasionada pelo grande aumento na quantidade de clientes, fazendo assim com que houvesse uma elevação nos preços dos serviços.
3) A administração publica contribuiu para modificar a matriz econômica município. De acordo com a sua visão ela feriu a liberdade de mercado? Explique.
R: Sim, mas foi uma interferência necessária. Pois a crise no mercado de serviços já estava afetando a arrecadação do município.
4) Lei de oferta e procura? Explique.
R: Oferta é a quantidade de bens e serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo. Procura (demanda) é tudo que o consumidor almeja adquirir em um determinado espaço de tempo.
Assim, podemos ver o que quanto há o aumento do preço de um produto, maior é o estimulo para a fabricação deste bem. Quando a quantidade deste bem se normaliza no mercado, há a redução de seu preço, estimulando a demanda e desestimulando vontade dos fabricantes de produzi-la.
5) O prefeito demonstrou ser um empreendedor. Como você define essa capacidade.
R: A capacidade de empreender esta em se antecipar a situações com iniciativa, o mantendo-se firme e constante em seus planejamentos, ora flexível para reiniciar projetos.
6) Qual a diferença entre